sábado, 6 de abril de 2013
The Cure - Rio de Janeiro
O trânsito no Rio de Janeiro não estava ajudando para chegar no HSBC Arena. O show estava previsto para começar as 21:30, mas uma longa fila ainda estava formada na parte externa da Arena. Estava apreensivo e torcendo para que o show começasse atrasado e para a minha sorte foi o que ocorreu. Consegui realmente entrar no local exatamente as 21:50, o show começou as 22:06, e assim o Rafael que aqui escreve ficou previamente satisfeito.
O palco se escureceu, e assim uma iluminação a mais ia tomando o palco. A banda ia se posicionando e sem demorar muito a aparecer o frontman Robert Smith aparece, com seu cabelo desgrenhado e com seu batom borrado, uma demonstração dos resquícios do Glam Rock junto ao Rock Gótico que teve origem no final dos anos 70 e início dos anos 80. Apesar dessa visível marca de um passado esquecido por alguns, The Cure ainda demonstra ser uma banda atemporal, sua música se mostra bem presente nos dias atuais, e nada desatualizada. Seu vocalista (único membro que permaneceu desde a primeira formação) trouxe descontraidamente um clímax acolhedor ao público e dividiu o show em 3 partes. Na primeira trouxe hits junto a melodias conhecidas por grande parte dos fãs, muitos momentos cantados em uma só voz. No primeiro bis trouxeram um The Cure mais falado do que cantado, o público apenas ouviu e parecia continuar hipnotizado pelo retorno dessa grande banda (após 17 anos). E no segundo bis veio para mostrar o porque das festinhas voltadas para o Rock sempre terem que tocar The Cure. Assistimos o HSBC Arena se transformar numa imensa pista de dança, formada para um público entre 25 a 45 anos na grande maioria. Como tivemos mais de 3h de show, a essa hora a pista já estava um pouco mais vazia, logo tivemos mais espaço para os passinhos entusiasmados tomarem conta.
Robert cumpriu o prometido e todos os presentes ficaram com o sentimento de terem visto um deve cumprido e bem feito. Confira o set list que nos segurou por 3:15 numa quinta-feira, e que nos fez dizer "Friday, i'm in love" no dia seguinte:
1 – OPEN
2 – HIGH
3 – THE END OF THE WORLD
4 – LOVESONG
5 – PUSH
6 – INBETWEEN DAYS
7 – JUST LIKE HEAVEN
8 – FROM THE EDGE OF THE DEEP GREEN SEA
9 – PICTURES OF YOU
10 – LULLABY
11 – FASCINATION STREET
12 – SLEEP WHEN I’M DEAD
13 – PLAY FOR TODAY
14 – A FOREST
15 – BANANAFISHBONES
16 – SHAKE DOG SHAKE
17 – CHARLOTTE SOMETIMES
18 – THE WALK
19 – MINT CAR
20 – FRIDAY I’M IN LOVE
21 – DOING THE UNSTUCK
22 – TRUST
23 – WANT
24 – THE HUNGRY GHOST
25 – WRONG NUMBER
26 – ONE HUNDRED YEARS
27 – END
-- 1º BIS –
28 - PLAINSONG
29 – PRAYERS FOR RAIN
30 – DISINTEGRATION
-- 2º BIS –
31- DRESSING UP
32 – THE LOVECATS
33 – THE CATERPILLAR
34 – CLOSE TO ME
35 – HOT HOT HOT!!!
36 – LET’S GO TO BED
37 – WHY CAN’T I BE YOU
38 – BOYS DON’T CRY
39 – 10:15 SATURDAY NIGHT
40 – KILLING AN