O filme “Hobbit: A desolação de Smaug” anda movimentando mais que fãs ansiosos pelos cinemas, mais precisamente dos USA, tendo em vista que o filme já estreou por lá, no dia 3 de dezembro.
Mas mesmo antes do lançamento efetivo, as ações de marketing para a divulgação do filme já voam por aí, para esquentar a paisagem e o território cinéfilo. Um desses exemplos veio com a companhia aérea Air New Zealand, que adesivou o dragão Smaug em um de seus aviões. A imagem é uma ação de divulgação de “O Hobbit: A desolação de Smaug”, o segundo da trilogia “O Hobbit”. O filme foi gravado na Nova Zelândia, cenário essa que encabeça os cenários da Terra média, com paisagens deslumbrantes, dignas de contos de fadas… melhor dizendo… de contos “elficos”.
Por falar em Nova Zelândia, o país ganhou um bar em homenagem ao primeiro capítulo dessa trilogia, que se chama, “O Hobbit: Uma jornada inesperada”. O pub que se chama “The Green Dragon”, foi inspirado no universo criado por J.R.R. Tolkien, em o Senhor dos Anéis. O bar oferece em seu cardápio cerveja ou vinho de dragão verde, com um ar turístico. No slogan do lugar, encontramos uma longa frase que dá para servir de sinopse para o universo Hobbit: “um lugar para beber, um local de encontro, um lugar para descansar seus pés peludos”.
E para seguir a onda das ações de divulgação pelo mundo, outra de grande destaque, foi na Romênia, mais precisamente em Bucareste, que ganhou um ponto turístico em forma de divulgação. Quem não iria pretender tirar uma foto com um dragão saindo de um solo prestes a ser totalmente destruído pela fúria de um dragão inflamado pelo seu ego destruidor?
O filme apesar de se estender demais em seu enredo, ele agradará mais a fãs da saga “O Senhor dos Aneis”. E conta com o retorno do Bilbo Bolseiro e do seu fiel parceiro Gandalf, num mundo que clama por profecias e pelo medo, que pode ser submetido não só pela submissão de idéias nada firmes de um povo, como também pelo lado egocêntrico de Smaug, um dragão literalmente casca grossa que além de servir para esquentar digitalmente o filme, traz o título tema para ser apenas parte de um universo maior.