domingo, 25 de agosto de 2013

Herbie Hancock no Rio

Herbie, hoje com 73 anos e mais de 50 de carreira, ele conquistou 14 prêmios Grammy. E nessa noite de sábado, dia 24/08, junto com a sua competente banda, entrou em cena pontualmente, as 20:30, e demonstrou o controle de seus grandes clássicos. Contando com o apoio do público que se deixou ser hipnotizado, Herbie trazia o poder de nos fazer viajar por quase 2 horas sem sair do lugar. Vamos dizer que um show desse grande cara que já tocou com Miles Davis e com grandes outros nomes do jazz, mostrou o porquê de estar na estrada há tanto tempo.

Durante essa jornada musical de quase 120 minutos, percebemos o quanto esse inovador do jazz pode influenciar muitas outras, bandas, duos, trios, ou seja, o qual for a formação... A mistura de sonoridade eletrônica com instrumentos usuais fora notado facilmente do início ao fim do show. Vamos dizer que seria uma edição aprimorada do jazz que o acompanha desde que ele entrou no ramo.

"Watermelon Man", "Cantaloupe Island", "Seventeen" e "Chamaleon" foram partes dos clássicos tocados pela banda formada por Zakir Hussain (percussão), James Genus (baixo) e Vinnie Colaiuta (bateria). A percussão com a sonoridade indiana, ganhou um solo de quase 20 minutos, e ao longo do show, todos os instrumentos pareciam se comunicar entre si, o que provocava um estado de relaxamento e de satisfação em todos.