A Semana dos Realizadores terá sua quinta edição entre os dias 21 e 28 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316 - Botafogo). Na quinta-feira, 21 de novembro, será realizada a noite de abertura com a exibição do curta O Porto, de Clarissa Campolina, Luiz Pretti, Julia de Simone e Ricardo Pretti; e do longa Morro dos Prazeres, de Maria Augusta Ramos.
Nesta edição, a Semana apresentará, ao longo de seus oito dias de programação, uma mostra competitiva de 25 filmes (12 longas e 13 curtas), todos inéditos no Rio de Janeiro, além de diversos outros títulos, em exibição hors concours e de uma retrospectiva da cineasta brasileira, radicada na Holanda, Maria Augusta Ramos.
São destaques desta edição os grandes vencedores do Festival de Brasília e da Mostra de Tiradentes: Exilados do Vulcão, de Paula Gaitan (melhor longa de ficção em Brasília), O Mestre e o Divino, de Tiago Campos (melhor longa documentário em Brasília) e Os Dias com Ele, de Maria Clara Escobar (melhor filme da Mostra Aurora, em Tiradentes); além de outros aguardados títulos, premiados ao longo de 2013, nestes e em outros festivais, que agora poderão ser conferidos, pela primeira vez, pelo público carioca.
A programação traz filmes de nomes já bastante reconhecidos no cinema brasileiro, em função de suas carreiras com curtas e/ ou documentários, que fazem a sua estreia em longa metragem de ficção já acumulando diversos prêmios, como Riocorrente, de Paulo Sacramento (Melhor Montagem e Melhor Fotografia em Brasília); Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro (Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Direção de Arte em Brasília) e Avanti Popolo, de Michael Wahrmann (Prêmio de Melhor Filme da Mostra Cinema XXI, do Festival Internacional de Roma, e Melhor Direção em Brasília).
Dois documentários cariocas terão a sua première mundial durante a Semana – Aprendi a Jogar com Você, de Murilo Salles e Satélites, de Léo Bittencourt, que retrata o estádio do Maracanã antes de sua reforma para a Copa do Mundo, na final do Campeonato Brasileiro de 2006, disputada entre Flamengo e Vasco.
A Semana dos Realizadores foi fundada em 2009 por um grupo de cineastas, críticos e curadores: Helvécio Marins Jr. (MG), Felipe Bragança (RJ), Marina Meliande (RJ), Gustavo Spolidoro (RS), Kleber Mendonça Filho (PE), Eduardo Valente (RJ) e Lis Kogan (RJ), que está a frente da coordenação do festival desde 2011.
A programação desta quinta edição, que foi viabilizada pelo programa PETROBRAS CULTURAL, está a cargo dos curadores Lis Kogan e de Daniel Queiroz, que foi diretor artístico do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, entre 2009 e 2012.
A Semana é um festival que vem acompanhando a evolução da produção contemporânea brasileira, reunindo em sua programação filmes de todos os gêneros e durações (curtas, médias e longas metragens), com destaque para obras inéditas no Rio de Janeiro. Em sua programação tem sido destacados filmes de novos realizadores que vem chamando a atenção para os seus trabalhos, em paralelo a filmes de realizadores consagrados, mestres do nosso cinema, como Ivan Cardoso e Júlio Bressane, que neste ano apresentam novos filmes na Semana – respectivamente Bacanal do Diabo e Outras Fitas Proibidas de Ivan Cardoso e O Batuque dos Astros.
O festival se propõe ainda a ser um espaço de reflexão e debate, contando com a presença dos realizadores de quase todos os filmes, que vem ao Rio de Janeiro para apresentar as sessões e conversar com o público, na sequência de todas as exibições.