Já começou a temporada de premiações nos Estados Unidos, com a realização dos Hollywood Awards. E o cineasta Lee Daniels (“Preciosa - Uma História de Esperança”) foi escolhido o melhor diretor por “O Mordomo da Casa Branca” (Lee Daniel´s the Butler), que a Diamond Films Brasil lança no país no próximo dia 1º de novembro. Apontado desde já como um dos favoritos na corrida ao Oscar, o drama épico é também um dos maiores sucessos de bilheteria nos Estados Unidos na temporada, com cerca de U$115 milhões já arrecadados.
Com um elenco estrelar capitaneado por Forest Whitaker – e incluindo Mariah Carey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding, Jr., Lenny Kravitz, James Marsden, Alex Pettyfer, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber e Robin Williams – “O Mordomo da Casa Branca” marca também o retorno de Oprah Winfrey ao cinema – em um papel ficcional live action – o que não acontecia desde “Bem-Amada” (1998).
“O Mordomo da Casa Branca” conta a história do mordomo fictício Cecil Gaines (Forest Whitaker), que presta serviço durante sete mandatos presidenciais na Casa Branca, entre 1957 e 1986. Enquanto se torna testemunha ocular da história e das negociações de bastidor do Salão Oval – em um momento em que o movimento de direitos civil desabrocha –, sua dedicação ao trabalho alimenta tensões em casa, afastando sua esposa, Gloria (Oprah Winfrey), e criando conflitos com seu filho mais velho, (David Oyelowo), opositor do sistema. O filme é inspirado no artigo do Washington Post “Um mordomo bem servido por esta eleição”, escrito por Wil Haygood em 2008, que contava a vida real do mordomo da Casa Branca Eugene Allen.