quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cat Stevens / Yusuf de volta ao Rio

Cat Stevens, melhor dizendo, Yusuf, mostrou energia, carisma, e que reconheceu que o Rio cresceu muito desde os anos 70 (década que ele chegou a viver por aqui). Mesmo sem ter lançado um disco desde 78, ele mostrou que continua na ativa, compondo, cantando e encantando.

O público do Citibank Hall na ocasião era formado, como na grande maioria dos shows, por famílias, casais e grupos de amigos, pouco se via alguém desacompanhado indo curtir os clássicos de um cara que marcou uma época, e que deixou sua marca na música.

Yusuf começou com Moonshadow, e foi contagiando o público com as músicas que podem não ter sido fortemente lembradas, mas que eram igualmente contagiantes. Com uma sonoridade agradável e que deixou mesmo aqueles que pouco o conhecia (assim como eu), num estado de "alegre calmaria". O show teve cerca de 1h40m, e foi o suficiente para acabar com as saudades dos fans que estavam ansiosos para vê-lo.

Foto: Néstor J. Beremblum / Divulgação T4F

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Grande Prêmio de Cinema Brasileiro 2013


Confira os vencedores:
MELHOR MONTAGEM DE FICÇÃO: "2 Coelhos"
MELHOR MONTAGEM DE DOCUMENTÁRIO: "Raul – O início, o fim e o meio"
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: "2 Coelhos"
MELHOR TRILHA SONORA: "A música segundo Tom Jobim"
MELHOR SOM: "Gonzaga - De pai para filho"
MELHOR FIGURINO: "Heleno"
MELHOR MAQUIAGEM: "Heleno"
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: "Xingu, "Corações sujos" e "Heleno"
VOTO POPULAR PARA MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO: "Intocáveis" (França)
VOTO POPULAR PARA MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO: "Raul – O início, o fim e o meio"
VOTO POPULAR PARA MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO: "Febre do rato"
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: "Febre do rato"
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: "Corações sujos"
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Ângela Leal ("Febre do rato") e Leandra Leal ("Boca")
MELHOR ATOR COADJUVANTE: Claudio Cavalcanti ("Astro") e João Miguel ("Gonzaga")
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO: "Cabeça de papelão"
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO: "Elogio da Graça"
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO: "Laura"
PRÊMIO DE PRESERVAÇÃO DE 2013: Ismail Xavier
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Walter Carvalho ("Heleno")
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL: "Peixonauta - Agente secreto"
MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO: "Brichos - A floresta é nossa"
MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO: "Intocáveis" (França)
MELHOR EFEITO VISUAL: "2 coelhos"
MELHOR DIREÇÃO: Breno Silveira ("Gonzaga")
MELHOR LONGA–METRAGEM DOCUMENTÁRIO: "Raul - O início, o fim e o meio"
MELHOR ATOR: Júlio Andrade ("Gonzaga")
MELHOR ATRIZ: Dira Paes "À beira do caminho"
MELHOR LONGA–METRAGEM DE FICÇÃO: "Gonzaga - De pai para filho"

COMUNICADO Summer Break Festival Rio


TIME FOR FUN anuncia que o Summer Break Festival, que acontece no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro, será realizado no Citibank Hall (Av. Ayrton Senna, 3000 - Shopping Vila Parque - Barra da Tijuca). A produtora resolveu mudar o local do festival por problemas técnicos.

Em São Paulo, o festival acontece no Campo de Marte, no dia 7 de dezembro.

Todos os ingressos comprados para Praça da Apoteose estarão válidos para o Citibank Hall. Não será preciso trocar os bilhetes. Todos que compraram ingressos e não puderem ir ao Citibank Hall podem solicitar reembolso. Detalhes abaixo.

Summer Break Festival  é um novo festival de música realizado no verão e com um line up que mistura grandes nomes da música nacional e internacional.

Headliner para ambas as noites, a banda norte-americana Dave Matthews Band, irá tocar grandes sucessos de sua carreira e músicas do novo álbum, Away From The World, eleito pela revista Rolling Stone como um dos 50 melhores de 2012. Além disso, o rock alternativo do Incubus tem um espaço garantido no palco do
festival, e para os amantes de reggae, o som do SOJA.

As atrações nacionais do festival são lideradas por uma das bandas mais respeitadas no cenário musical brasileiro: O Rappa. Seus shows são sempre muito intensos e o grupo deve levantar multidões com seus grandes hits. Nem Liminha Ouviu e seu rock que resgata canções dos anos 80 e 90 completa o line up em São Paulo e o reggae do Ponto de Equilíbrio completa o line up no Rio de Janeiro.

Vendas – Os ingressos para Summer Break Festival poderão ser adquiridos nas bilheterias oficiais (São Paulo – Citibank Hall, antigo Credicard Hall/ Rio de Janeiro – Citibank Hall); pela internet (www.ticketsforfun.com.br); pelo telefone 4003-5588; demais pontos de venda em todo o país.

Os clientes que adquiriram ingresso para a Apoteose e não puderem comparecer ao Citibank Hall podem solicitar reembolso a partir de 22 de novembro, seguindo os procedimentos abaixo:

1) Compras efetuadas em um canal presencial (Bilheteria ou ponto de venda):
a. Dirigir-se ao mesmo local onde a compra foi efetuada;
b. Apresentar o ingresso adquirido;
c. Caso a compra tenha sido efetuada em dinheiro, o reembolso ocorrerá através de depósito bancário;
d. Caso a compra tenha sido efetuada com cartão de débito, o valor será creditado na conta do cartão utilizado na compra;
e. Para compras efetuadas com cartão de crédito, o valor será creditado na fatura do cartão utilizado na compra, em até 20 dias úteis.

2) Compras efetuadas em um canal não presencial (Internet e Call-center):
a. Enviar e-mail com os dados da compra para o e-mail sac@ticketsforfun.com.br, com o título “REEMBOLSO”;

b. O valor pago será creditado na fatura do cartão utilizado na compra, em até 20 dias úteis;

c. O ingresso deverá ser devolvido, de acordo com as instruções que serão enviadas pelo SAC.


V SEMANA DOS REALIZADORES DIVULGA OS FILMES SELECIONADOS



A Semana dos Realizadores terá sua quinta edição entre os dias 21 e 28 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316 - Botafogo). Na quinta-feira, 21 de novembro, será realizada a noite de abertura com a exibição do curta O Porto, de Clarissa Campolina, Luiz Pretti, Julia de Simone e Ricardo Pretti; e do longa Morro dos Prazeres, de Maria Augusta Ramos.

Nesta edição, a Semana apresentará, ao longo de seus oito dias de programação, uma mostra competitiva de 25 filmes (12 longas e 13 curtas), todos inéditos no Rio de Janeiro, além de diversos outros títulos, em exibição hors concours e de uma retrospectiva da cineasta brasileira, radicada na Holanda, Maria Augusta Ramos.

São destaques desta edição os grandes vencedores do Festival de Brasília e da Mostra de Tiradentes: Exilados do Vulcão, de Paula Gaitan (melhor longa de ficção em Brasília), O Mestre e o Divino, de Tiago Campos (melhor longa documentário em Brasília) e Os Dias com Ele, de Maria Clara Escobar (melhor filme da Mostra Aurora, em Tiradentes); além de outros aguardados títulos, premiados ao longo de 2013, nestes e em outros festivais, que agora poderão ser conferidos, pela primeira vez, pelo público carioca.

A programação traz filmes de nomes já bastante reconhecidos no cinema brasileiro, em função de suas carreiras com curtas e/ ou documentários, que fazem a sua estreia em longa metragem de ficção já acumulando diversos prêmios, como Riocorrente, de Paulo Sacramento (Melhor Montagem e Melhor Fotografia em Brasília); Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro (Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Direção de Arte em Brasília) e Avanti Popolo, de Michael Wahrmann (Prêmio de Melhor Filme da Mostra Cinema XXI, do Festival Internacional de Roma, e Melhor Direção em Brasília).

Dois documentários cariocas terão a sua première mundial durante a Semana – Aprendi a Jogar com Você, de Murilo Salles e Satélites, de Léo Bittencourt, que retrata o estádio do Maracanã antes de sua reforma para a Copa do Mundo, na final do Campeonato Brasileiro de 2006, disputada entre Flamengo e Vasco.

Semana dos Realizadores foi fundada em 2009 por um grupo de cineastas, críticos e curadores: Helvécio Marins Jr. (MG), Felipe Bragança (RJ), Marina Meliande (RJ), Gustavo Spolidoro (RS), Kleber Mendonça Filho (PE), Eduardo Valente (RJ) e Lis Kogan (RJ), que está a frente da coordenação do festival desde 2011.

A programação desta quinta edição, que foi viabilizada pelo programa PETROBRAS CULTURAL, está a cargo dos curadores Lis Kogan e de Daniel Queiroz, que foi diretor artístico do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, entre 2009 e 2012.

Semana é um festival que vem acompanhando a evolução da produção contemporânea brasileira, reunindo em sua programação filmes de todos os gêneros e durações (curtas, médias e longas metragens), com destaque para obras inéditas no Rio de Janeiro. Em sua programação tem sido destacados filmes de novos realizadores que vem chamando a atenção para os seus trabalhos, em paralelo a filmes de realizadores consagrados, mestres do nosso cinema, como Ivan Cardoso e Júlio Bressane, que neste ano apresentam novos filmes na Semana – respectivamente Bacanal do Diabo e Outras Fitas Proibidas de Ivan Cardoso e O Batuque dos Astros.

O festival se propõe ainda a ser um espaço de reflexão e debate, contando com a presença dos realizadores de quase todos os filmes, que vem ao Rio de Janeiro para apresentar as sessões e conversar com o público, na sequência de todas as exibições.

domingo, 17 de novembro de 2013

‘Noé’, grande lançamento da Paramount em 2014, ganha cartaz em versão brasileira




A SUPERPRODUÇÃO CHEGA AOS CINEMAS DIA 4 DE ABRIL
A Paramount Pictures divulgou a versão nacional do cartaz do filme “Noé”, longa de Darren Aronofsky, com Russell Crowe como protagonista e grande elenco: Jennifer Connelly, Ray Winstone, Emma Watson, Anthony Hopkins e Logan Lerman. No filme, o ganhador do Oscar® Russell Crowe estrela como Noah, um homem escolhido por Deus para uma grande missão antes de uma enchente apocalíptica destruir o mundo. A estreia no Brasil será em 4 de abril do ano que vem.

Sobre a Paramount Pictures Corporation
Paramount Pictures Corporation (PPC), uma produtora e distribuidora global de entretenimento audiovisual, é uma unidade da Viacom (NASDAQ: VIA, VIAB), uma das companhias líderes em conteúdo, com marcas reconhecidas e respeitadas no cinema, televisão e entretenimento digital, incluindo a Paramount Pictures, Paramount Animation, Paramount Vantage, Paramount Classics, Insurge Pictures, MTV Films e Nickelodeon Movies. As operações da PPC também incluem a Paramount Home Media Distribution, Paramount Pictures International, Paramount Licensing Inc. e Paramount Studio Group.

NOÉ (NOAH)
A Paramount Pictures e a Regency Enterprises apresentam
Uma produção da Protozoa Pictures
Um filme de Darren Aronofsky

“NOÉ”
Produtores Executivos Ari Handel, Chris Brigham
Produção de Scott Franklin, Darren Aronofsky, Mary Parent, Arnon Milchan
Roteiro de Darren Aronofsky & Ari Handel
Direção de Darren Aronofsky

Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Ray Winstone, Emma Watson, Anthony Hopkins e Logan Lerman

Sinopse: O ganhador do Oscar® Russell Crowe estrela como Noah, um homem escolhido por Deus para uma grande missão antes de uma enchente apocalíptica destruir o mundo.

Estreia:           04 de abril de 2014

LULU SANTOS VOLTA AO CITIBANK HALL PARA DUAS APRESENTAÇÕES, DIAS 22 E 23 DE NOVEMBRO


No repertório, sucessos como Tudo Azul, Já É!, Tempos Modernos e O Último Romântico, dentre outros

tocalulu_003.jpg

Lulu Santos está de volta ao palco do Citibank Hall para duas apresentações, nos dias 22 e 23 de novembro, com sua velha e indispensável companheira, a guitarra – plugada, amplificada, eventualmente distorcida, o aço das cordas, vibrado pela palheta. O instrumento que ele mais gosta de empunhar.

Os ingressos já estão disponíveis pela internet (www.ticketsforfun.com.br), pelo telefone 4003-5588, nos pontos de venda distribuídos pelo Brasil e na bilheteria do Citibank Hall. O show é realizado pela TIME FOR FUN.

Apesar de ter lançado em 2010 seu segundo e bem-sucedido disco acústico, Lulu volta a pegar a velha companheira no palco, acompanhado pela Big Band: Sergio Mello (bateria), Silvio Charles (percussão), Jorge Ailton (baixo), PC (sopros e vocais), Hiroshi Mizutani (teclados), Andrea Negreiros (vocal e percussão) e Pedro Augusto (teclados).

À frente da turma, ele escolhe entre suas dezenas de sucessos para fazer a alegria do povo. Talvez "multidão" seja a palavra mais correta: em 32 anos de carreira, o cantor e compositor sempre alcançou números de respeito no público de suas turnês – a audiência passou dos 6 milhões na última delas "plugada", Long play (2009). No ano passado, Lulu Santos Acústico MTV II esgotou ingressos por onde passou. 

Envolto por cenários de inspiração Optico, o show tem direção de arte de Karen Araujo, luz de Césio Lima, figurino de Claudia Kopke. A direção musical é do próprio cantor, que entoa hitscomo Tudo azul, Já é!, Tempos modernos, A cura, Sábado a noite, Toda forma de Amor, Adivinha o que?, Apenas mais uma de amor, Como uma OndaÚltimo romântico. O cantor pluga sua guitarra e promete, como sempre, não deixar ninguém parado um só minuto.

LULU SANTOS
Realização: TIME FOR FUN
Data: 22 e 23 de novembro de 2013; (sexta-feira e sábado)
Horário: 22h15
Local: Citibank Hall – Rio de Janeiro (RJ)
Av. Ayrton Senna, 3000 - Shopping Via Parque - Barra da Tijuca
Capacidade: 2880 lugares
Ingressos: de R$ 35 a 200 (ver tabela completa)Duração: Aproximadamente 1h40
Classificação etária: Menores de 15 anos somente com presença dos pais ou responsáveis legais

Abertura da casa: 1h30 antes do espetáculo
Estacionamento do Shopping
: R$ 8 (pagamento antecipado)
Acesso para deficientes, ar condicionado

Site: www.t4f.com.br
Telefones para informações: 4003-6464
Venda a grupos: 
grupos@t4f.com.br

Seguradora Oficial: Allianz

INGRESSOS
PREÇOS POR SETORES - Configuração: “Mesas”
NORMAL
MEIA-ENTRADA
MESAS SETOR VIP
R$ 200
R$ 100
MESAS SETOR PALCO
R$ 140
R$  70
MESAS SETOR ESPECIAL
R$ 120
R$  60
MESAS CENTRAIS
R$ 100
R$  50
MESAS LATERAIS
R$ 70
R$  35
CAMAROTES
R$ 200
 R$ 100
POLTRONA
R$  90
R$  45

·                   Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que                 comprove a condição de beneficiário;
·                   Meio de pagamento preferencial: Credicard.
·                   Clientes dos cartões Citi, Credicard e Diners contaram com pré-venda exclusiva entre                 os dias 25 e 31 de outubro.
·                   Ingressos promocionais destinados aos clientes Citi, Credicard e Diners que     efetuarem compra serão vendidos com 25% de desconto, todos os dias, na            quantidade máxima estipulada de 10% da capacidade por setor.
·                   Clientes dos cartões Citi, Credicard e Diners que efetuarem compra via internet            até 72h antes do evento serão isentos de taxa de entrega.
·                   Clientes MasterCard crédito tem benefício exclusivo: MasterCard ShowPass,                 tecnologia de acesso que carrega o ingresso no próprio cartão para ser utilizado na   entrada do show (ou evento). Mais informações: www.mastercard.com.br/showpass
  BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA
            Citibank Hall: diariamente, das 12h às 20h
            Av. Ayrton Senna, 3000 - Shopping Via Parque - Barra da Tijuca.
LOCAIS DE VENDA – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA
·         Pontos de venda no link: http://premier.ticketsforfun.com.br/content/outlets/agency.aspx
·         Por telefone, entrega em domicílio (taxas de conveniência e de entrega): 4003-5588 (válido para todo o país), das 9h às 21h - segunda a sábado.
·         Pela Internet: www.ticketsforfun.com.br (entrega em domicílio - taxas de conveniência e de entrega)
FORMAS DE PAGAMENTO:
  • Dinheiro; cartões de crédito MasterCard, American Express, Diners e Visa; cartões de débito MasterCard e Visa Electron.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cinemark amplia circuito para exibição do episódio especial de 50 anos de ‘Dr. Who’



TRANSMISSÃO ACONTECERÁ EM 24 COMPLEXOS DA REDE EM 15 CIDADES; INGRESSOS JÁ ESTÃO À VENDA

Rede Cinemark ampliou o número de complexos para a exibição de “The Day of the Doctor”, episódio comemorativo de 50 anos da série de ficção científica “Doctor Who”. O especial será apresentado em 23 de novembro (sábado), às 17h50m, simultaneamente à transmissão do episódio no canal BBC, em 24 complexos da Cinemark.
Além dos quatro complexos da Rede anteriormente anunciados (shopping Eldorado e shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo, shopping Downtown, no Rio de Janeiro, e shopping Barra Sul, em Porto Alegre), a exibição em 3D acontecerá também nos shoppings Market Place, Metrô Tatuapé, Pátio Paulista, Metrô Tucuruvi e Central Plaza, em São Paulo; Tamboré, emBarueri; Park Shopping São Caetano, em São Caetano do Sul; CenterVale Shopping, em São José dos Campos; Iguatemi, em Campinas; Praiamar, em Santos; Pier 21, em Brasília; RioMar, em Recife; Plaza Shopping, em Niterói; Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro; Mueller e Park Shopping Barigui, em Curitiba;  Salvador Shopping, em Salvador; Passeio das Águas, em Goiânia; Pátio Savassi, em Belo Horizonte; e Uberlândia Shopping, em Uberlândia.
Os ingressos já podem ser adquiridos no site da Rede (www.cinemark.com.br) ou nas bilheterias dos cinemas participantes. Os valores são R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

The Day of the Doctor
“The Day of the Doctor” é um episódio especial que celebra o 50º aniversario de “Doctor Who, a série de ficção científica mais longeva da história da televisão. A transmissão ocorrerá de forma simultânea para milhões de fãs em todo o mundo no dia 23 de novembro de 2013.
Filmado em tecnologia 3D, The Day of the Doctor contará com a participação de Matt Smith, David Tennant, Jenna Coleman, Billie Piper e John Hurt.
Cheio de aventura, o episódio especial revela que o Doutor tem, na realidade, um passado perigoso. Mas que, ainda assim, ele está de volta! O roteiro é de Steven Moffat, que também é o produtor executivo do especial ao lado de Faith Penhale.
Desde 1963 no ar, Doctor Who tem sido uma das séries britânicas de drama mais aclamadas do mundo, considerada a série de ficção científica mais bem-sucedida da história de acordo com o Livro dos Recordes, o Guinness.
A obra também vem desfrutando de grande êxito comercial – são mais de 10 milhões de DVDs e 8 milhões de produtos licenciados e comercializados mundo afora. É o programa número 1 da BBC em downloads no iTunes. Braço comercial da British Broadcasting Corporation (BBC), a BBC Worldwide distribui Doctor Who em mais de 200 países em todo o planeta.

Serviço:
Data: 
23 de novembro      
Horário: 17h50m    
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lana "Rey"nando no Rio

Após o atraso de uns 12 minutos Lana Del Rey entrou com um visual que chamava atenção pelas flores presas em seu cabelo e pela simplicidade, e colorindo o cenário que tinha uma produção simples, porém muito interessante. Plantas faziam parte de sua composição, e no fundo do palco imagens que remetiam os trabalhos da Lana passavam e davam um tom a mais junto as músicas. 

Os fãs adotaram uma coroa de flores para simbolizar o lado artistico da Elizabeth Woolridge Grant, e os mesmos que fizeram questão de lotar o Citibank Hall numa noite de domingo, mostraram que sabiam as letras do início ao fim. Tanto que muitas vezes a voz da Elizabeth (Lana) ficava em segundo plano. Se ela demonstrava estar impressionada com a sua popularidade durante os shows de SP e de BH, muito provavelmente ela se derreteu pelo público carioca.

Uma das imagens mais fortes que ela passa, é com relação a sua postura com os fãs, ela sai do palco para dar autógrafos, selinhos e tirar fotos. Realmente é uma relação de proximidade com fãs que quase nenhum artista pop procura ter. Chuck, sua irmã 3 anos mais nova, estava registrando cada momento do show e dos fãs, que facilmente a identificavam também e pediam para tirar foto com a mana da Lana.

Após a passagem da bela pelo Brasil, ela segue com a tour pelo Chile e Argentina, e ainda levando um disco de platina pelas duas versões do disco “Born to Die”! Ela aproveitou o dia livre hoje para conhecer o Cocorvado, e como sempre, bem solícita atendeu aos pedidos dos fãs. O povo que realmente curte o som dela, saiu correndo logo que o show acabou, para conseguir algum momento com a adorável Beth na saída.






Foto Néstor J. Beremblum / Divulgação T4F




domingo, 10 de novembro de 2013

Lee Daniels começando bem na temporada de premiações



Já começou a temporada de premiações nos Estados Unidos, com a realização dos Hollywood Awards. E o cineasta Lee Daniels (“Preciosa - Uma História de Esperança”) foi escolhido o melhor diretor por “O Mordomo da Casa Branca” (Lee Daniel´s the Butler), que a Diamond Films Brasil lança no país no próximo dia 1º de novembro. Apontado desde já como um dos favoritos na corrida ao Oscar, o drama épico é também um dos maiores sucessos de bilheteria nos Estados Unidos na temporada, com cerca de U$115 milhões já arrecadados.

Com um elenco estrelar capitaneado por Forest Whitaker – e incluindo Mariah Carey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding, Jr., Lenny Kravitz, James Marsden, Alex Pettyfer, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber e Robin Williams – “O Mordomo da Casa Branca” marca também o retorno de Oprah Winfrey ao cinema – em um papel ficcional live action – o que não acontecia desde “Bem-Amada” (1998).

“O Mordomo da Casa Branca” conta a história do mordomo fictício Cecil Gaines (Forest Whitaker), que presta serviço durante sete mandatos presidenciais na Casa Branca, entre 1957 e 1986. Enquanto se torna testemunha ocular da história e das negociações de bastidor do Salão Oval – em um momento em que o movimento de direitos civil desabrocha –, sua dedicação ao trabalho alimenta tensões em casa, afastando sua esposa, Gloria (Oprah Winfrey), e criando conflitos com seu filho mais velho, (David Oyelowo), opositor do sistema. O filme é inspirado no artigo do Washington Post “Um mordomo bem servido por esta eleição”, escrito por Wil Haygood em 2008, que contava a vida real do mordomo da Casa Branca Eugene Allen.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

MOSTRA FAZ PANORAMA DO ATUAL CINEMA ESPANHOL



Pela primeira vez no Brasil, de 7 a 14 de novembro, acontece a Constelações - Mostra de cinema de autores espanhóis. Serão oito filmes, exibidos no Espaço Itaú de Cinema e no Instituto Moreira Salles, de gêneros e temáticas diversas, de diretores consagrados a jovens talentos. "A proposta é mostrar a riqueza e a variedade do panorama atual do cinema espanhol", explica Antonio Onetti, Presidente da Fundação SGAE e um dos organizadores da Mostra. 

O evento será apresentado dia 7, às 21h, no Espaço Itaú de Cinema com a presença de Antonio Onetti  (Presidente da Fundação SGAE), José Carlos Avellar (diretor do IMS), Paulo Sergio Almeida (diretor do site Filme B) e Adhemar Oliveira (diretor do Espaço Itaú de Cinema) . Em seguida, às 21h30, será exibido o filme 15 anos e um dia, de Gracia Querejeta, o  filme escolhido pela Espanha para disputar a indicação do Oscar  2014. No dia seguinte, dia 8, o mesmo filme será exibido no Instituto Moreira Salles, seguido de debate.
Na segunda, dia  11 de novembro, as 19h, no Espaço Itaú de Cinema, será apresentado o livro Diccionario de Cine Iberoamericano: España, Portugal y Américan, seguido de exibição do filme Os maus não terão paz,  de Enrique Urbizu, as 21h.

Abaixo a sinopse dos filmes e a programação:
15 anos e um dia, de Gracia Querejeta

sinopse: Jon, um adolescente rebelde, é enviado por sua mãe para viver com seu avô Max, um militar da reserva que esteve na guerra da Bósnia, e que agora vive no povoado de Costa de la Luz. Quando Jon é expulso do colégio, sua mãe pensa que talvez Max possa encaminhá-lo. Mas Jon gosta de viver perigosamente, e seu avô se transformou em um homem de hábitos tranquilos. Os dois terão que enfrentar suas limitações e seus medos.
Operación E - de Miguel Courtois (35mm)
Sinopse: José Crisanto é um camponês que planta coca e que vive com sua família na selva colombiana, uma região dominada pelas Forças Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC). Os guerrilheiros lhe entregam um bebê a beira da morte para ele cuidar, sob
ameaça de morte. Crisanto se vê obrigado a fugir com toda sua família para salvar suas vidas e a  do menino. Anos depois, os guerrilheiros que lhe entregaram o bebê querem a criança de volta como parte de um plano de intercambio de reféns, acordado entre os presidentes da
Colômbia e da Venezuela. Crisanto e sua família são agora perseguidos pela guerrilha, mas também pela  polícia e pelos militares que os acusam de responsáveis pelo sequestro.

También la lluvia, de Iciar Bollain (35mm)
Sinopse: Bolivia. Ano 2000. Sebastián e Costa se propuseram fazer um filme sobre Cristovão Colombo e o  descobrimento da América. Enquanto Sebastián, o diretor, pretende desmestificar o personagem, apresentando-o como um homem ambicioso e sem escrúpulos; Costa, o produtor, só se importa em ajustar o filme ao modesto orçamento; precisamente por esso escolheu a Bolivia. O filme é rodado em Cochabamba, onde a privatização e venda de água a uma multinacional gera na população um mal-estar tal que fará se instalar a tristemente famosa Guerra Boliviana da Agua. 500 anos depois do descobrimento da América, paus e pedras enfrentam de novo o aço e a pólvora de um exército moderno.

Mapa de los sonidos de Tokyo, de Isabel Coixet (35 mm)
Sinopse: Narra a historia de uma assassina de aluguel em Tóquio, que esconde sua profissão por baixo da aparência de uma empregada de um mercado. Kikuchi (nomeada ao Oscar por
seu papel de jovem surda em “Babel”) interpreta a criminosa, enquanto que Sergi López encarna o proprietário de uma loja de vinhos em Tóquio.

No habrá paz para los malvados, de Enrique Urbizu (35mm)
Sinopse: Em um domingo qualquer, o inspetor de polícia Santos Trinidad no caminho de volta pra casa, já bastante bêbado, se vê evolvido em um triplo assassinato. Mas há uma testemunha  que consegue escapar... e que poderia incriminá-lo. Santos Trinidad inicia a caça ao homem, empreende uma investigação destinada a localizar e eliminar a testemunha. Enquanto isso a juíza Chacón, encarregada da investigação do triplo crime, avança meticulosamente na busca do assassino. Ambos, Santos y Chacón, descobrem que nada é o que parece e o que começa sendo um simples caso de tráfico de drogas, desembocará em algo muito mais perigoso. Somente Santos parece capaz de impedi-lo, desde que a juíza Chacón não consiga dete- lo antes que ele.

Celda 211, de Daniel Monzón (35 mm)
Juan, funcionário de prisões, se apresenta em seu novo destino um dia antes de sua entrada oficial. Ali, sofre um acidente minutos antes de se desencadear um motim no setor dos FIES, os presos mais temidos e perigosos. Seus companheiros só podem garantir suas próprias vidas e abandonam a própria sorte o corpo desmaiado de Juan na Celda 211. Ao despertar, Juan compreende a situação e se fará passar por um dos presos. A partir desse momento, nosso protagonista terá que jogar a base de astúcia, mentiras e  risco, sem saber  no entanto que paradoxal armadilha o destino lhe preparou.

Sueño y silencio, de Jaime Rosales (35 mm)
Oriol e Yolanda vivem em Paris com suas duas filhas. Ele é  arquiteto,
ella é professora. Durante umas férias no delta do rio Ebro, um
acidente transforma suas vidas.

Pa negre, de Agustin Villalonga (35mm)
Nos duros anos do pós-guerra rural na Cataluña, Andreu, um menino que pertence ao bando dos perdedores, encontra no bosque os cadáveres de um homem e de seu filho. As autoridades querem acusar seu pai das mortes. Para ajudar seu pai, o menino tenta investigar quem são os verdadeiros responsáveis. Durante este processo, Andreu desenvolve uma consciência moral frente a um mundo de adultos alimentado por mentiras. Para sobreviver, trai suas próprias raízes e acaba descobrindo o monstro que habita nele.


PROGRAMAÇÃO

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA
Praia de Botafogo, 316 - Botafogo

ABERTURA
QUINTA, 7 DE NOVEMBRO
21.00 h. Apresentação de Constelações
Com a presença de:
Antonio Onetti (Presidente Fundación SGAE)
José Carlos Avellar (Director IMS)
Paulo Sergio Almeida (Director Filme B)
e Adhemar Oliveira (Director Espaço Itaú)
21.30 h. 15 anos e um día / Gracia Querejeta / 2013 / 96’

SEXTA, 8 DE NOVEMBRO
21.30 h. Operação E / Miguel Courtois / 2012 / 108’

SÁBADO, 9 DE NOVEMBRO
21.30 h. Também a chuva / Icíar Bollaín / 2010 / 104’

DOMINGO, 10 DE NOVEMBRO
21.30 h. Mapa dos sons de Tóquio / Isabel Coixet / 2009 / 109’

SEGUNDA, 11 DE NOVEMBRO
19.00 h. Apresentação do livro
Diccionario de Cine Iberoamericano: España, Portugal
y América
21.30 h. Os maus não terão paz / Enrique Urbizu / 2011 / 104’

TERÇA, 12 DE NOVEMBRO
21.30 h. Cela 211 / Daniel Monzón / 2009 / 110’

QUARTA, 13 DE NOVEMBRO
21.30 h. Sonho e silêncio / Jaime Rosales / 2012 / 120’

QUINTA, 14 DE NOVEMBRO
21.30 h. Pão negro / Agustí Villaronga / 2010 / 108’

INSTITUTO MOREIRA SALLES
R. Marquês de São Vicente, 476 - Gávea

SEXTA, 8 DE NOVEMBRO
15.00 h., 17.00 h. e 19.00 h. 15 anos e um día /
Gracia Querejeta / 2013 / 96’
A sessão de 19.00 h. será seguida de uma mesa de debates

SÁBADO, 9 DE NOVEMBRO
15.00 h. e 20.00 h. Operação E / Miguel Courtois / 2012
/ 108’
17.30 h. Pão negro / Agustí Villaronga / 2010 / 108’

DOMINGO, 10 DE NOVEMBRO
15.00 h. e 20.00 h. Também a chuva / Icíar Bollaín / 2010
/ 104’
18.00 h. Pão negro / Agustí Villaronga / 2010 / 108’

TERÇA, 12 DE NOVEMBRO
15.00 h. e 20.00 h. Mapa dos sons de Tóquio / Isabel Coixet / 2009 / 109’
17.30 h. Cela 211 / Daniel Monzón / 2009 / 110’

QUARTA, 13 DE NOVEMBRO
15.00 h. e 20.00 h. Os maus não terão paz / Enrique Urbizu / 2011 / 104’
17.30 h. Cela 211 / Daniel Monzón / 2009 / 110’

QUINTA, 14 DE NOVEMBRO
15.00 h., 17.30 h. e 20.00 h. Sonho e silêncio / Jaime Rosales / 2012 / 120’