segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ibeu Rock Festival 2012

Desde 2005 vêm rolando o Ibeu Rock Festival. Um festival de Rock em versão "Pocket" que dá a chance para bandas de garagem subirem no palco e mostrar o seu potêncial sonoro. E os 3 melhores do festival levam prêmios para motivar a banda a continuar nessa batalha, que não é fácil, mas que basta persistência.

Todas as bandas eram obrigadas a cantar em inglês, com exceção da única banda que não estava concorrendo e que fecharia a noite com estilo, estou falando dos Detonautas. Uma banda que hoje têm uma presença bem solidificada no Rock nacional, e que fez um show que surpreendeu a muitos que apenas tinham ouvido falar da banda, no Rock in Rio de 2011. Tico, como alguns sabem, também é poeta, assim como eu sou no tempo livre, e ele fez questão de fazer menções a um poeta da música que hoje apenas pode nos iluminar com suas letras impactantes por meio dos registros de estúdio e ao vivo,  estou falando de Renato Russo do Legião Urbana, a única banda que fazia "Música com letra de música". Alguém pode chegar dizer..."Mas o Cazuza também"...Sim o Cazuza também, que é o único artista comparável a altura das letras do Legião. Mas falar de Legião, é falar do ápice do Rock nacional, é mostrar o quanto o Rock merece respeito além das palavras e da sonoridade, suas letras contavam mais que uma história e que um estado de espírito, exibiam o retrato de uma sociedade fragilizada. Eu não preciso ter vivido a era do Legião e do Aborto Elétrico para entender a fundo a importância deles. Afinal suas músicas continuarão entusiasmando muitas outras gerações, com uma empolgação que vai além da vontade de cantar junto com as letras bem elaboradas. Lado empolgado esse que me fez escrever um parágrafo inteiro sobre o Renato Russo.



Voltando ao assunto... O Tico fez 3 covers no show, um do Renato Russo, outro do Raimundos, e outro do Rage Against the Machine - Killing In The Name, música está que faz qualquer amante do Rock querer fazer um mosh instântaneo (dá para ser controlado tal sentimento, basta fazer uma performance solo), tem uma sequência de riffs explosivos bem sintetizados para o bom entendedor do Rock. Já conheço a banda faz tempo, mas meu primeiro contato com os caras foi quando gravei uma breve participação na apresentação do show deles na Rádio da Multishow em 2009, e desde então venho me esbarrando por acaso com o Tico, o último encontro foi no próprio Ibeu Rock Festival de 2012 para fazer um breve registro. Os caras fizeram um show competente, e mesmo com um tempo bem apertado para a apresentação, que chegou a quase 1:40, os caras conseguiram deixar o público satisfeito.


Lembrando que todo o evento ocorrido no Circo Voador, foi gratuito para o público, para qualquer interessado em conferí-lo (seja aluno ou não).